Como um dos três ácidos gordurosos primários (juntamente com ácido cáprico e ácido láurico) encontrado em óleo de coco, o ácido caprílico tornou-se amplamente conhecido por seus efeitos antifúngicos, especialmente no que diz respeito à manutenção dos órgãos digestivos e reprodutivos – incluindo a bexiga, o intestino e uretra – funcionando corretamente.

Conteúdo:
- O Que é Ácido Caprílico?
- Benefícios do Ácido Caprílico?
- Colesterol:
- Doença de Crohn:
- Infecções Bacterianas:
- Fontes de Ácido Caprílico:
- Onde Compra Ácido Caprílico:
- Efeitos Colaterais do Ácido Caprílico:
O ácido caprílico (também chamado ácido octanóico) pertence a uma classe de ácidos graxos saturados de cadeia média. Encontrado naturalmente em produtos lácteos, óleo de palma e óleo de coco, o ácido caprílico também está disponível em óleo de triglicerídeos de cadeia média (que é cerca de 75% de ácido caprílico) e em forma de suplemento.
Benefícios do Ácido Caprílico?Até o momento, a pesquisa sobre os efeitos do ácido caprílico sobre a saúde é muito limitada. No entanto, há algumas evidências de que o ácido caprílico pode oferecer certos benefícios para a saúde.
Colesterol:Pesquisas preliminares indicam que o ácido caprílico pode ajudar a manter seu colesterol sob controle. Em um estudo publicado na revista Lipids em 2008, testes em ratos determinaram que o tratamento com ácido caprílico levou a uma diminuição nos níveis de colesterol. No entanto, o ácido caprílico não baixou a pressão arterial.
Doença de Crohn:O ácido caprílico mostra-se promissor no tratamento da doença de Crohn. Em um estudo de 2002, testes em células humanas revelaram que o ácido caprílico pode ajudar a tratar a doença de Crohn, suprimindo a liberação de interleucina 8 (uma proteína que desempenha um papel fundamental na promoção da inflamação intestinal ).
Infecções Bacterianas:Embora algumas pesquisas baseadas em animais sugiram que o ácido caprílico pode oferecer benefícios antibacterianos – e, por sua vez, ajudar a prevenir ou tratar infecções bacterianas – há atualmente uma falta de pesquisas que testam a eficácia do ácido caprílico contra infecções bacterianas em humanos.
Embora haja atualmente poucas evidências científicas para apoiar o uso de suplementos de ácido caprílico, o aumento da ingestão de ácido caprílico pelo consumo de óleo de coco pode oferecer certos benefícios à saúde.
Por exemplo, estudos preliminares sugerem que o óleo de coco pode ajudar a reduzir a gordura abdominal, promover a perda de peso e melhorar os níveis de colesterol.
Fontes de Ácido Caprílico:O ácido caprílico é encontrado naturalmente em apenas alguns alimentos, incluindo cocos e leite materno. Gorduras animais e vegetais podem conter pequenas quantidades de MCTs. Você pode comprar ácido caprílico purificado, que também é conhecido como ácido octanóico, mas deve fazê-lo somente depois de conversar com seu médico.
Onde Compra Ácido Caprílico:Disponível para compra on-line, suplementos contendo ácido caprílico são vendidos em muitas lojas de alimentos naturais, drogarias e lojas especializadas em suplementos alimentares.
Efeitos Colaterais do Ácido Caprílico:
Devido à falta de pesquisas, pouco se sabe sobre a segurança do uso a longo prazo de suplementos contendo ácido caprílico.
Há uma certa preocupação de que o ácido caprílico pode desencadear alguns efeitos colaterais, como náuseas, constipação, azia, diarreia e indigestão devido a um aumento na ingestão de ácidos graxos. Pessoas com doença hepática, hipotensão ou deficiência de acil-CoA desidrogenase de cadeia média (MCAD) devem evitar o uso de ácido caprílico.
Suplementos de ácido caprílico podem interagir com medicação para pressão sanguínea, AINEs, varfarina e ervas e suplementos que podem reduzir a pressão arterial, como coenzima Q10, andrographis, óleo de peixe e L-arginina.
É importante notar que o autocuidado de uma condição crônica (como pressão alta ou doença de Crohn) com ácido caprílico, evitando ou retardando o tratamento padrão, pode ter sérias consequências. Se você está considerando o uso de ácido caprílico para tratar uma condição, certifique-se de consultar o seu médico.